Acontece
Capacitação

Inscrições abertas para o Curso de Capacitação em Desenvolvimento Sustentável

Curso contribui para a progressão de carreira dos servidores
por Diretoria de Sustentabilidade
Publicado: 13/07/2016 - 09:30
Última modificação: 08/03/2022 - 07:48

A Prefeitura Universitária (PREFE), por meio de sua Diretoria de Sustentabilidade Ambiental (DIRSU) e em parceria com a Divisão de Capacitação (DICAP), promove o 4º Curso de Capacitação em Desenvolvimento Sustentável para Técnicos Administrativos. As aulas terão início no dia 2 de agosto e término no dia 1 de setembro e acontecerão nas terças e quintas-feiras, entre 13:30 e 17:30 horas. Poderão ser realizadas as inscrições até o dia 31/07/2016 no site da PROGEP.

O curso é constituído por 40 horas e visa contribuir para a progressão de carreira. Além disso, a iniciativa tem o intuito de ampliar o conhecimento teórico/prático e sensibilizar para questões de sustentabilidade, com a perspectiva de agregar valor à vida profissional e pessoal do servidor. Serão disponibilizadas 75 vagas para servidores técnicos administrativos de todas as unidades acadêmicas e administrativas.

Para ministrar as aulas, a capacitação contará com 10 professores de diversas áreas. Os eixos temáticos serão divididos em módulos com aulas expositivas, debates, simulações e videoconferências.

Conteúdo:

  • Segurança do Trabalho I (Risco da atividade ou do ambiente, caracterização detalhada e agravos a saúde e integridade física, Medidas de controle, Procedimentos de segurança e de emergências, Exercício de evacuação de área, Adicionais ocupacionais); 
  • Segurança do Trabalho II (Acidentes de trabalho, Equipamento de proteção individual, Combate ao incêndio - Teoria e Prática.);
  • Mobilização em REDES e estratégias para promoção de saúde;
  • Saúde Ambiental;
  • Fundamentos de educação ambiental e sustentabilidade;
  • Educação ambiental e hábitos ecológicos;
  • Trânsito e acessibilidade;
  • Crianças e consumo sustentável;
  • Gestão de resíduos solídos;
  • Produção e consumo sustentáveis.

A aprovação do participante nas ações de capacitação dependerá da frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga e 70% (setenta por cento) de aproveitamento. Cabe à DICAP emitir declaração de conclusão, ou expedir e registrar certificados de conclusão do curso.

De acordo com as diretrizes de responsabilidade socioambiental do Ministério do Meio Ambiente, “a capacitação é uma ação que contribui para o desenvolvimento de competências institucionais e individuais nas questões relativas à gestão socioambiental e, ao mesmo tempo, fornece aos servidores oportunidade para desenvolver habilidades e atitudes para um melhor desempenho de suas atividades, valorizando aqueles que  participam de iniciativas inovadoras e que buscam a sustentabilidade. Os processos de capacitação promovem ainda um acesso democrático à informações, novas tecnologias e troca de experiências, contribuindo para a  formação de redes no setor público”. (Fonte: mma.gov.br)

CRONOGRAMA E MINISTRANTES: