Circuito Tela Verde – 7ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente

A UFU é espaço exibidor do Circuito Tela Verde!
por Diretoria de Sustentabilidade
Publicado: 15/07/2016 - 08:41
Última modificação: 08/03/2022 - 07:49

Evento Gratuito! Haverá Emissão de Certificados!

A exibição da 7ª edição da Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente, Circuito Tela Verde, ocorre neste sábado, dia 24/09/2016, das 15:00 às 17:00 horas na Moradia Estudantil da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e é promovida pela Diretoria de Sustentabilidade Ambiental (DIRSU) em parceria com a Diretoria de Inclusão, Promoção e Assistência Estudantil (DIRES). A mediação será realizada pelo fundador do animare.org.br, Marcelo Branco.

O Circuito Tela Verde é uma iniciativa do Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente em parceria com a Secretaria do Audiovisual - SAv do Ministério da Cultura que reúne vídeos com conteúdo socioambiental para serem exibidos em todo território nacional e em algumas localidades fora do país.

A Mostra tem o objetivo de divulgar e estimular atividades de Educação Ambiental por meio da linguagem audiovisual. Dessa forma, os espaços de debate e reflexão crítica acerca das questões socioambientais são ampliados, promovendo e fortalecendo a Cidadania Ambiental. Para essa edição foram selecionados 28 vídeos que abordam temáticas variadas, como: resíduos sólidos, unidades de conservação, recursos hídricos, biodiversidade, grandes empreendimentos, entre outros. Além disso, essa edição conta com mais 9 vídeos, fruto da parceria feita com a Sesame Workshop.

As mostras serão realizadas em 543 espaços exibidores, distribuídos por todo território nacional. As exibições devem ser acompanhadas de discussões, com o objetivo de promover entre os expectadores o conhecimento da realidade nacional, a reflexão e o aprofundamento dos conteúdos apresentados nos vídeos, motivando a reflexão e intervenções que fortaleçam a sociedade.

A parceria entre DIRES – DIRSU surgiu da necessidade de se estabelecer ações de sensibilização junto aos estudantes residentes, no que diz respeito à responsabilidade socioambiental, sendo as primeiras ações direcionadas ao desenvolvimento de projetos que abrangem reciclagem de resíduos e horta orgânica na Moradia Estudantil da UFU.